top of page

Coletivo Encantarias

O COLETIVO ENCANTARIAS se constitui como um Coletivo Cultural e Ponto de Cultura, certificado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (2023) e pelo Ministério da Cultura do Brasil (2024), interessado no fazer artístico/poético/político/encantado em torno dos saberes/experiências/fazeres afro-brasileiros, da trajetória de Mãe Maria Toinha e do Projeto Literário A Mística dos Encantados. Estamos atuando/encantando desde o ano de 2017 nos municípios de Trairi e Itapipoca, interior do Ceará, e em iniciativas realizadas em Fortaleza/CE.

EK8A2180.jpg

Maria Toinha

Sou uma mulher negra e velha. Aprendi a arte de contar histórias e trabalho como Mãe de Santo na Umbanda cearense há mais de 70 anos. Tenho 88 anos de idade e moro no Povoado Campo, distrito de Canaan/Trairi, onde escrevo sobre as poéticas dos  Terreiros de Umbanda dessa região do interior cearense. Coordeno o Coletivo Encantarias, reconhecido como Ponto de Cultura do Ceará pela Secult-CE, passando a integrar a Política Estadual Cultura Viva. Nasci em 17 de maio de 1936, numa comunidade chamada Lagoa de Beber, em Paraipaba. Fui Retirante da seca de 1958, tendo escapado da tormenta nas obras do açude Caxitoré, em Pentecostes. Sou Acadêmica Correspondente da Academia Internacional de Artes Letras e Ciências ‘A Palavra do Século XXI’ – ALPAS21 e Acadêmica Imortal Efetiva da Academia Internacional Poetas Além do Tempo – AILAP. Fui reconhecida como Doutora Honoris Causa em Literatura pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. Publiquei os livros A Mística dos Encantados (2020), Lavagem Encantada (2022), Caminhos Encantados (2023) e Sonhaçu, pela Editora Edições e Publicações.

foto marcos andrade.png

Marcos Andrade

Escritor e Pesquisador cearense. Acadêmico Fundador da Academia de Letras de Itapipoca, ocupando a cadeira de nº 02, e Acadêmico Correspondente da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências ‘A Palavra do Século XXI’ – ALPAS21. Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (PPGS/UFC). Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola (UFC). Licenciado em Ciências Biológicas (FACEDI/UECE) e em Sociologia (FAVENI). Coordenador Adjunto do Coletivo Encantarias e Coordenador do Projeto Literário A Mística dos Encantados (2016-2024). Faço parte do Conselho Editorial da Editora Edições e Publicações. Organizei a Antologia 70 anos do município de Trairi e participei de dezenas de Coletâneas Literárias de Editoras Brasileiras. Premiado com o 1º Lugar na Categoria Profissional, modalidade Texto, no Concurso Literário em Homenagem a Semana de Arte Moderna promovido pela Universidade Federal de Itajubá, com a poesia “Terreiro”.  Teve seu perfil publicado no 2ª edição do Letra Viva - Festival de Poesia de Fortaleza.

20240204_125522.jpg

Jefferson Sousa

Poeta, antologista, pesquisador, desenvolvedor de software e cearense. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNICNEC-2021). Acadêmico Fundador da Academia de Letras de Itapipoca, ocupando a cadeira de número 10. Organizou a Devires Poéticos: antologia de poesias e contos, publicada pela Editora Edições e Publicações em 2021. Participou de antologias e coletâneas literárias da Porto de Lenha Editora. Editor-Chefe da Revista Devires Poéticos. Fez parte da 2 ª edição do Letra Viva – Festival da Poesia de Fortaleza. Participa periodicamente da Revista LiteraLivre.

WhatsApp Image 2023-01-28 at 14.19.10.jpeg

Kasio Barbosa

Escritor. Pesquisador. É professor, atuando no campo da Educação Infantil. É graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Também é especialista em Alfabetização e Letramento pela Uniasselvi. Já participou do grupo Companhia de Dança Canaan e dos movimentos pastorais, especificamente da Pastoral da Juventude de Canaan. Atualmente escreve ensaios de literatura, ainda sem publicação.

IMG-20240825-WA0078.jpg

Rosilene Aires

Agente Cultural da periferia de Fortaleza, residente do bairro do Jangurussu. Mulher Cis negra. Articuladora do Coletivo Encantarias em Fortaleza/CE. Geoeducadora. Artista. Escritora. Umbandista. Comunicadora do Canal Rosi Culturando no Youtube e autora do livro Poéticas ancestrais: entre lugares, vivências e olhares (Editora Edições e Publicações, 2024). Cursou Marketing Digital e Comunicação no Centro Cultural Bom Jardim, 2021. Realizou assessoria de comunicação nos projetos: Engorda do Aterro, 2021; Meu Bisavô é Amigo do Curupira, 2022 e Guardiões da Sabedoria, 2024. Mediou o Lançamento da obra Lavagem Encantada em 2023, na Bienal Internacional do Livro do Ceará no Estande do Comitê Gestor das Expressões Culturais Afro-Brasileiras. Mediou o lançamento do livro Caminhos Encantados, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará - BECE, durante a programação do Festival de Afrocearensidades, em 2023; Prefaciou o livro Sonhaçu, 2024.

Screenshot_20240825_223215_Instagram.jpg

Melina Dantas Costa

Agente Cultural da periferia de Fortaleza, residente do bairro do Mondubim. Articuladora e representante do Coletivo Encantarias em Fortaleza/CE. Mulher Cis branca. Umbandista. Produtora Audiovisual, tendo realizado diversos trabalhos para o Canal Rosiculturando, no Youtube.

IMG-20240516-WA0045.jpg

Profa. Adjunta - UFRRJ Instituto Multidisciplinar  / Departamento Educação e Sociedade. Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia. Docente do PPG Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - Linha 03 - EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO: LINGUAGENS E ESTUDOS AFRO-DIASPÓRICOS. Líder do Grupo de Pesquisas Odu do Ser-tão: Filosofias Africanas, Ancestralidade, Encantamento e Saberes Afrorreferenciados. Coordenadora do Eixo Fil. Africana e Afro-diaspórica da ABPN Coordenação Ampliada da Associação de Filosofia e Libertação (AFyL - Brasil). Membra do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (LEAFRO - UFRRJ), do Grupo de Pesquisa Afroperspectiva, Saberes e Interseções (Afrosin - UFRRJ); Núcleo das Africanidades Cearenses (NACE): encantamento, pretagogia, ancestralidade (UFC); Rede Africanidades (UFBA); Rede Brasileira de Mulheres Filósofas; GT Filosofia da Libertação, Latino-Americana e Africana (ANPOF); GT Filosofia e Raça (ANPOF). Pesquisadora das Filosofias Africanas, da Ancestralidade, do Encantamento, do Pensamento Afrorreferenciado. Amante da fotografia, do pôr do sol, da lua, de boteco e brinca que é Filósofa do Ser-tão.

bottom of page